terça-feira, 23 de setembro de 2014

Sheep, Dog, 'n' Wolf / Sheep Raider - Análise



Produtora: Infogrames
Distribuidora: Infogrames
Lançamento: 14 de Setembro de 2001
Gênero: Plataforma, Quebra-Cabeça
Número de jogadores: 1 (um)
Plataformas: Playstation, PC


TRAILER
"How far would you go to ger your prey?"

   Assim como toda criança que cresceu nos anos 90, passei grande parte das minhas manhãs assistindo os desenhos da TV. Assistia o Pernalonga, o Patolino, Tom & Jerry, Papaléguas e todos aqueles desenhos animados que permeavam a TV aberta na época. E como era tão fã de games como era dos desenhos animados, ficava muito feliz quando os dois mundos se misturavam. Adorava os jogos do Pernalonga, achava os do Tom & Jerry bem difíceis e sabia que o jogo do Ligeirinho era uma cópia do Sonic.
   Porém um belo dia, já na minha adolescência, conheci por um amigo o Sheep Raider [lançado originalmente com o nome de Sheep, Dog, 'n' Wolf], jogo que era baseado na série Sam Sheepdog and Ralph Wolf, que aos desinformados trata-se daquele desenho onde havia um rebanho de ovelhas, um cachorro pastor que as vigiava e um coiote que bolava planos mirabolantes para poder roubá-las. 



   No jogo você entra na pele do coiote Ralph Wolf [que ao contrário do que muitos pensam, não é o mesmo coiote do Papaléguas, o nome desse é Willie E. Coyote], que tem como missão penetrar silenciosamente o rebanho de ovelhas, roubar uma das criaturas peludas e levar até um ponto do cenário, tudo isso sem ser detectado pelo Sam, o cão pastor responsável pelas ovelhas em questão.
   O enredo, apesar de bem simples, trabalha com um tema muito interessante: o coiote Ralph estava vivendo sua vida numa boa, voltando de mais um frustrado dia de roubo de ovelhas, quando liga a TV e nota que está sendo exibido um programa do Patolino. No mesmo momento alguém bate em sua porta, e ao abrir Ralph se depara com o próprio Patolino, em pena e osso, que o convida para fazer parte do seu mais novo Reality Show. Para que o carnívoro coiote seja campeão, terá que passar por quinze níveis diferentes e em cada um deles roubar uma ovelha do rebanho de maneira diferente.



   O que me chamou a atenção logo de cara para o jogo foi o fato dele ser totalmente em português, sendo esse o primeiro [e até então único] jogo do Playstation que vinha originalmente com o idioma português do qual ouvi falar. Se existirem outros, ficaria feliz que comentassem no final da análise.
   A jogabilidade segue a linha stealth em um cenário tridimensional, o jogador precisa conduzir o coiote pelas fases e usar uma série de itens diferentes para poder capturar uma ovelha sem ser detectado pelo "sempre alerta" Sam. Além dos comandos básicos para os jogos desse tipo, Sheep Raider ainda possui algumas funções especiais, como o andar silencioso, que é essencial para o progresso no jogo e um simples e eficaz sistema de cover, onde é possível se esconder atrás de alguns objetos do cenário. Ralph possui também a corrida desenfreada, que dá ao jogador a remota chance de fugir do Sam no caso de ser detectado, é algo raro de acontecer, mas às vezes funciona.



   Grande parte do humor do jogo está nos métodos usados para surrupiar as ovelhas. Ralph tem como apoio os mais diversos itens da famosa empresa ACME, que variam entre foguetes, varas de pescar, alfaces e até mesmo simpáticas fantasias de ovelha para se socializar com os quadrúpedes sem ser detectado. Todavia o jogador não pode soltar toda a imaginação para progredir no jogo, já que cada fase possui apenas um método para ser vencida, ou seja, o item usado para passar a primeira fase é válido somente para a primeira fase, na segunda será usado um método diferente, na terceira outro, e assim sucessivamente, sem poder repetir a mesma técnica em fases diferentes. Cada fase possui um relógio, que fica escondido no cenário e pode liberar conteúdos extras do jogo.
   Os gráficos seguem uma linha cartoonista semi-tridimensional que usa e abusa dos 32 bits. Seguindo o estilo colorido e feliz dos desenhos animados, as fases ocorrem nos mais diversos cenários, que vão desde florestas e vales passando até mesmo por fases no espaço sideral [como as ovelhas foram parar lá já é outra história]. O sistema de seleção de níveis é ao maior estilo Crash Bandicoot, mas como a história do jogo trata-se de um Reality Show, as fases são acessadas por um cenário que remete a um palco de programa televisivo, Sam continua com seu famoso corte "cabelo na cara" e Ralph segue a mesma linha do coiote Willie, e mesmo as ovelhas sendo mais quadradas do que redondas em momento algum houveram reclamações quanto ao gráfico.



   A trilha sonora é fiel aos desenhos da Warner, grande parte das músicas de fundo usadas no jogo também são usadas nos desenhos. Mesmo sem dublagem alguma, o jogo consegue passar fielmente a fala toda "cuspida" do Patolino. Os efeitos são razoáveis e também seguem a mesma linha do desenho animado, um destaque interessante está para o andar silencioso de Ralph, onde a cada passo é reproduzido um som cada vez mais agudo, algo também bastante semelhante ao usado nos desenhos.
   Durante o decorrer de todo o jogo, também é possível se deparar com figuras carimbadas da Warner, como o caçador Eufrazino, os alienígenas marcianos do desenho do Marvin e o porco com problema de dicção Gaguinho.
   Mesmo apesar de gráficos e sonoridade ultrapassados, o jogo possui uma história inusitada e uma grande carga humorística e é indicado para todos que, assim como eu, são fãs do desenho animado. Entre na pele de Ralph e descubra que roubar ovelhas, ao contrário do que parece, é uma tarefa muito complexa e exige muito tempo e dedicação!

That's All Folks!





RESUMO

Prós:

-Enredo criativo e divertido
-Gráficos coloridos e bem desenhados
-Idioma PT-BR disponível originalmente
-Garantia de horas de diversão

Contras:

-Só há uma maneira de passar cada fase


PS1 GAMEPLAY


PC GAMEPLAY


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...